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"NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS: HÁ SABERES DIFERENTES". PAULO FREIRE

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FIGURAS DE LINGUAGEM + EXERCÍCIOS

Figuras de Linguaguem


      São recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em  figuras de palavras, figuras  pensamento, figuras de som  e  figuras de construção. Estudaremos algumas delas.
 Figuras de palavras:Resultam do uso de uma palavra de forma a alterar sua significaçãoo habitual pelo contexto onde está inserida.

a) Metáfora:  Consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, devido a semelhança  real
ou imaginária entre os seres que ela designa.Implica, pois, numa comparação em que o  conectivo comparativo
fica subentendido.

  João estava uma fera.            “A vida era um palco iluminado.”               “Eu era um homem - ilha”.

b) Metonímia: É a substituição de um termo por outro, havendo entre eles  relacionamento de semelhança.

  Não tinha teto em que se abrigasse. ( a parte pelo todo - teto no  lugar de casa)
  Gosto de ler Jorge amado (substitui autor pela obra)    
  Ganhou o prêmio com seu suor. (o efeito pela causa)

c) Catacrese: É o emprego de um termo figurado por falta de palavras mais apropriada.

  O pé da mesa estava quebrado.       Os braços da poltrona precisam ser reformados.

d) Comparação: compara elementos, por meio das conjunções tal como, como, assim como.

 “A felicidade é como a pluma...”                               Amélia é magra como um palito.

e) Perífrase ou Antonomásia : É uma expressão designa os seres através de algum de seus atributos.

O rei das selvas habita a África . (o leão)                  A Cidade-Luz é muito visitada por turistas. (Paris)

f) Sinestesia: Consiste em atribuir a um ser sensações que não lhe são próprias.

No quarto havia um cheiro de sono . ( olfato)      senti saudades amargas ( paladar)

Figuras de pensamento:

  São formas de escrever que se completam no pensamento do leitor. Há interferência direta das emoções  de    cada
um, conforme suas próprias vivências  ou forma de ver as coisas.
a) antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido.

“Os jardins têm vida e morte.”                                “Tristeza não tem fim/ Felicidade sim”

b) ironia: consiste em dizer o contrário do que pensamos, quase sempre com função sarcástica, humorística.

“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”    “Você é realmente um santinho!”

c) eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se  suavizar
alguma afirmação desagradável. 
        
Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)

d) hipérbole: trata-se de exagerar uma idéia com finalidade enfática. 

Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede) 
 
e) prosopopeia ou personificação: Atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.

 O jardim olhava as crianças sem dizer nada.       As arvorezinhas bocejavam sonolentas.

f) gradação ou clímax: é a apresentação de idéias em progressão ascendente ou descendente. 
                        
   “Vive só para mim / só para minha vida / só para o meu amor.”

 Figuras de som

a) Aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.

“Esperando, parada, pregada na pedra do porto.”

b) Assonância: consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.

“Sou um mulato nato no sentido lato / mulato democrático do litoral.”

c) Onomatopeia: Consiste no uso de palavras cuja pronúncia imita o som ou uma voz natural dos seres.       

 “Zunem as cigarras, zino,zino,zino...”  

     
1) Identifique as figuras de linguagens nas frases a seguir:

a) Minha boca é um túmulo.                                                       g)  Ela chorou rios de lágrimas.      
b) Ela fala como um papagaio.                                                  h) Ontem, li outro Mário Quintana.
c) A manga da camisa rasgou.                                                  I)  O carro dele é rápido como um avião.
d) A Cidade Maravilhosa está tomada pela violência.            j)  A rainha dos baixinhos chegou.
e) Ele foi repousar no céu, junto ao Pai.                                   k)  Amassei o bico do bule.
f) Miau-miau. – Eram os gatos miando no telhado.                 l) “O vento beija meus cabelos.”

2) Identifique as figuras de linguagem marcando:

(1) Metáfora                   (4) Comparação          (7) Aliteração
(2) Metonímia                (5) Prosopopeia           (8) Assonância
(3) Catacrese                (6) Eufemismo              (9) Onomatopeia

a) (   ) Ele partiu desta para melhor.                    f) (   )“Vozes veladas, veludosas vozes”
b) (   ) A doçura do teu olhar é minha vida.        g) (   ) Gosta de ouvir Cazuza
c) (   ) O rio engasgou num barraco.                   h) (   ) “De tudo a meu amor serei atento”.
d) (   ) Usarei no tempero um dente de alho.     i)  (   ) “Sino de Belém bate bem-bem-bem”
e) (  ) Você é venenosa como uma cobra.        
















































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